Acesse nosssa rede social:

Programação

1º Simpósio Marista de Tecnologia, Educação e Linguagem

Eixos em debate

Compartilhe:  

Eixo 1: Tecnologias, metodologia e didática: novas competências

Vani Moreira Kenski

Espaço: Auditório Armando Bógus

O trabalho com os dispositivos digitais e em rede requer estratégias até então desconhecidas no espaço pedagógico. Dessa forma, objetivos, métodos e conteúdos estão sendo repensados e recriados para contemplar as aprendizagens das áreas do conhecimento e das múltiplas linguagens no ensino escolar e as habilidades necessárias para articular os espaçostempos dos saberes em todos os níveis: científico, tecnológico, social, político, econômico, ético, estético, sustentável, solidário, entre outros de criação ou inovação.

O eixo, Tecnologias, metodologia e didática abrange novas competência em seus aspectos ligados diretamente à relação entre tecnologias digitais e sala de aula, seus usos e impactos nos processos de aprendizagem. O foco da escola deixa de ser o ensino e passa para a aprendizagem, ampliando as perspectivas focadas em objetos de ensino para a aprendizagem do aluno, liberando-o para inventar, antecipando as inovações. Espaço para refletir acerca dos objetos digitais, jogos educacionais, espaços virtuais de aprendizagem e as possibilidades de ampliação dos espaços colaborativos, por meio de recursos tecnológicos.

Inovação só se realiza com novos autores!

Este eixo também aborda:

  • Estratégias de trabalho com os dispositivos digitais e em rede.
  • Múltiplas linguagens.
  • Criação/ inovação.
  • Tecnologias digitais e sala de aula, seus usos e impactos nos processos de aprendizagem.
  • Objetos digitais, jogos educacionais, espaços virtuais de aprendizagem.
  • Recursos tecnológicos como propiciadores de espaços colaborativos de aprendizagem.

Atividade1

Aula invertida - Blackboard – Colégio Paranaense

Atividade2

CENPEC – Educação & Participação em rede

Atividade3

Física Total – Prof. Yves Urquiza - embaixador da plataforma YouTube EDU brasileira

 

Eixo 2: Tecnologias e Linguagens

Roxane Rojo

Espaço: Salão Nobre

Este eixo busca abordar as interfaces entre tecnologias e linguagens como produções históricas, culturais e políticas, portanto, contextuais.  A intencionalidade desse eixo temático é compreender a produção de significados que geram novas formas de conhecer, aprender e se relacionar com os objetos de conhecimento e seus contextos, a partir de uma proposição autoral. O sujeito que produz linguagem é aquele que se apropria dos objetos de conhecimento e os transforma, criando diálogos com seu tempo e lugar. As linguagens constituem o mundo e são constituídas por ele, em um movimento contínuo de interação, construção e desconstrução.

O exercício de compreender as diversas e diferentes linguagens que compõem o mundo exige a análise de contextos e de suportes, das identidades dos sujeitos envolvidos e das inúmeras variáveis que interferem, pois se trata de um ato de produção e apropriação de sentidos que se caracteriza pela provisoriedade e incompletude.

Na era da cibercultura, as múltiplas linguagens produzem comunicação ubíqua, ou seja, pervasiva e onipresente. A cibercultura é mediática e se configura por meio da hipermídia (composta por conglomerados de informação multimídia) e da transmídia (transita por todas as mídias, mais os simuladores, games...). A hipermídia se constitui pela hibridização de linguagens, processos, signos, códigos e mídias.  Esse processo da hipermídia intensifica sobremaneira a interação que ocorria nos livros impressos, pois os aparelhos eletrônicos possuem performances e telas ligeiras, ampliando as possibilidades de interação.

Toda interação produz linguagem e toda linguagem está sempre em processo de criação/recriação. Interação supõe movimentos, trajetórias, discursos, contextos, próprios da sociedade de conhecimento. Conhecimento produz novo e outro conhecimento, senão viveríamos na obsolescência!

Este eixo também aborda:

  • Interfaces entre tecnologias e linguagens.
  • Tecnologia, produção e reprodução de significados.
  • Processos de criação/recriação.
  • Interação, trajetórias, discursos, contextos, próprios da sociedade de conhecimento.
  • Tecnologia como auxiliar na construção e apropriação de linguagens.
  • Cibercultura, hipermídia, transmídia e hiperlink.
  • A hipermídia como hibridização de linguagens, processos, signos, códigos e mídias.

Atividade1

Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo - Livro digital – 7º ano

Atividade2

Escola Villare – Luz e Sombra

Atividade3

Colégio Marista de Londrina - Whatsapp
 

Eixo 3: Tecnologias e sociedade

Silvia Fichmann

Espaço: Auditório Paulo Autran

O internauta, o sujeito e o cidadão.

No contexto social e educacional, as tecnologias digitais representam a abertura de possibilidades e de oportunidades de aprendizagens, que podem resultar em situações de desenvolvimento econômico, como a produtividade, a empregabilidade e o consumo. Uma parcela expressiva da sociedade nacional ainda está alijada dos recursos tecnológicos. Há um fosso entre ilhas de excelência tecnológica e de vastos territórios ultrapassados ou com recursos tecnológicos precários, inclusive de técnicos especializados para implantá-los e colocá-los em operação.

Isso nos impele a pensar politicamente para que sejam muitas as iniciativas para a diminuição desse distanciamento ou desse fosso, no mundo e no Brasil, principalmente, na área da educação, onde essas diferenças são infinitamente maiores.

Deparamo-nos então, que é por meio dos propósitos educacionais, mirados na democratização dos recursos tecnológicos, no acesso e inclusão digital de todos os cidadãos aos meios informacionais e de comunicação, que podemos evocar alguns valores fundamentais para as aprendizagens. Valores da cidadania, da ética, da horizontalidade nas relações culturais entre as pessoas, da igualdade de direitos, da sustentabilidade do planeta e do desenvolvimento econômico.

Podemos revisitar, no contexto educacional, aspectos que socializam e perspectivam ações cidadãs e democráticas. Por exemplo, a inteligência coletiva por meio da qual o conhecimento adquirido é compartilhado por diversas pessoas, podendo inclusive chegar a conclusões e decisões conjuntas, o que é uma realidade anunciada.

Então, este eixo lida com as tecnologias na sociedade e as diferentes consequências das interações que nela se estabelecem.

O mundo conectado em rede, num contexto de liberdade e democracia, faz com que as pessoas sejam livres para aprender a seu modo e, ao mesmo tempo,  capazes de estabelecerem relações associativas. Nesse sentido, este eixo aborda princípios da sociedade em rede. O conceito de sociedade em rede carrega uma grande responsabilidade para os sujeitos, pois amplifica os discursos e promove interações velozes, capazes de mobilizar corações e mentes.

Este eixo engloba também os seguintes aspectos:

  • A relação homem e máquina (inteligências).
  • O jogo (games) em diferentes narrativas educacionais sobre desempenho e protagonismo, por meio de ações estratégicas interativas.
  • Plágio, ética, direitos autorais, segurança.
  • Reprodução e alienação.
  • Violência e comunicação virtual.
  • Vulnerabilidade da criança e do adolescente diante do uso das redes sociais.
  • Sustentabilidade do planeta e as práticas impactantes do consumo de mídias  e o  descarte de recursos eletrônicos.
  • A inclusão digital no contexto das diferenças.

Atividade1

Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) Santa Maria – RS

Atividade2

Projeto Imprensa Jovem – Comunidade Heliópolis

Promoção e organização
Informações

+55 11 5081-8524
simposiote@colegiosmaristas.com.br

Newsletter
1º Simpósio Marista de Tecnologia, Educação e Linguagem