Acesse nosssa rede social:

Palestrantes

Compartilhe:  

João Augusto Mattar Neto

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Especialista em Administração (FGV-SP) e Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos artigos, capítulos e livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning), Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning) e Web 2.0 e Redes Sociais na Educação (Artesanato Educacional). Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Atualmente é Coordenador do curso de Põs-Graduação lato-sensu (Especialização) em Inovação em Tecnologias Educacionais, professor e pesquisador na Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi, e professor, pesquisador e orientador de Doutorado no TIDD Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), na linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, sublinha Interação e Aprendizagem em Ambientes Virtuais. É vice-presidente da ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.

José Francisco de Almeida Pacheco

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Especialista em Administração (FGV-SP) e Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos artigos, capítulos e livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning), Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning) e Web 2.0 e Redes Sociais na Educação (Artesanato Educacional). Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Atualmente é Coordenador do curso de Pós-Graduação lato-sensu (Especialização) em Inovação em Tecnologias Educacionais, professor e pesquisador na Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi, e professor, pesquisador e orientador de Doutorado no TIDD Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), na linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, sublinha Interação e Aprendizagem em Ambientes Virtuais.

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida

Possui doutorado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2000), com pós-doutorado no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal (2008). Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), Mestrado em Educação: Currículo, pela PUC-SP (1996). É professora associada da PUC-SP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Faculdade de Educação, líder do grupo de pesquisa Formação de Educadores com suporte em meio digital, certificado desde 2003, tendo exercido a coordenação desse programa de pós-graduação no período de 2009 a 2013. É pesquisadora do CNPq (Bolsa Produtividade PQ 1D), desenvolvendo atualmente o projeto Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Básica: currículo, mobilidade e inovação. Coordenou a pesquisa intitulada O currículo da escola do século XXI integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem, concluída em 2013, financiada no âmbito do edital MCT/CNPq/CAPES/MEC-SEB nº 76/2010 PROUCA, realizada em parceria entre PUC-SP, UFG e UFT, tendo como contexto de investigação as escolas participantes do Projeto UCA dos estados de GO, SP e TO. Foi coordenadora geral da pesquisa Educação a Distância: oferta, características e tendências dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, realizada pela Fundação Victor Civita e concluída em 2012. É consultora ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP e outros órgãos de fomento, membro do corpo editorial da Revista e-curriculum, parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Suas publicações em periódicos, livros, capítulos e anais de eventos têm foco privilegiado sobre os seguintes temas: currículo e tecnologias, tecnologia de informação e comunicação (TIC) e formação de professores, políticas de TIC na educação, educação a distância, inclusão e emancipação digital.

Maria Lucia Santaella Braga

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009, na Universidade de Évora em 2010 e na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2014. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. 221 mestres e doutores defenderam suas dissertações e teses sob sua orientação, de 1978 até o presente e supervisionou 6 pós-doutorados. Tem 41 livros publicados, dentre os quais 6 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 12 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência. 

Patricia Peck Garrido Pinheiro

Patricia Peck Pinheiro, advogada, OAB/SP nº 167.960, professora e escritora, sócia fundadora e líder de inovação do Patricia Peck Pinheiro Advogados e sócia fundadora da Patricia Peck Treinamentos. Formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Negócios pela Harvard Business School e MBA em Marketing pela Madia Marketing School. Também possui formação em Gestão de Risco pela Fundação Dom Cabral e em Inteligência e Contrainteligência pela Escola de Inteligência do Exército Brasileiro. Professora do MBA da FIA/USP em 2014 e Professora convidada para integrar Banca Examinadora de Doutorado do ITA Instituto de Tecnologia da Aeronáutica em 2013. Além disso, tem experiência como programadora desde os 13 anos de idade, com experiência nos EUA, Portugal e Coréia do Sul. Em 2014 recebeu menção honrosa do Instituto Brasileiro de Direito Digital pelos relevantes serviços prestados na difusão do Direito Digital no Brasil e recebeu o convite para ser a Vice-Presidenta Juridica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação e Defesa Cibernética - ASEGI. Reconhecida também pelos prêmios Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual em 2010, 2011, 2012 e 2013, A Nata dos Profissionais Segurança Informação em 2006 e 2008 e Excelência Acadêmica Melhor Docente da Faculdade FIT Impacta em 2009 e 2010, e condecorada com Medalha do Pacificador pelo Exército em 2009, a Medalha Tamandaré pela Marinha em 2011 e a Medalha de Ordem do Mérito Militar pelo Exército em 2012. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo CAESP. Vice Presidente Jurídica da Associação Brasileira de Segurança da Informação (ABSI). Autora do livro Direito Digital , que já se encontra na 5ª edição, e autora e organizadora do Livro Direito Digital Aplicado . Participou como coautora do ebook iMarketing Direito Digital na Publicidade e dos audiolivros Direito Digital no Dia-a-Dia , Direito Digital Corporativo e Eleições Digitais . Também participou como autora convidada das obras coletivas Marco Civil da Internet , Coletânea Direito e Saúde , Vivendo este mundo Digital , Novas Competências na Sociedade do Conhecimento , e-Dicas , Internet Lega l , Direito e Internet I I e Os ´Novos´ Direitos no Brasil . Também foi a idealizadora e fundadora do Instituto I-START e Movimento Família mais Segura na Internet, iniciativa pela qual recebeu o prêmio Security Leaders por seus trabalhos de Educação e Conscientização em Segurança Digital em 2012. Colunista do Brasil Post da Editora Abril, IDG Now, Revista PartnerSales e Revista Segurança Digital.

Roxane Helena Rodrigues Rojo

Possui graduação em Letras Neolatinas Português-Francês/Língua e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Fez estágio de Pós-Doutorado em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de l'Education (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart (1996). Atualmente, é professora associada livre docente (MS5-1) do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: (multi)letramentos, gêneros do discurso, ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e avaliação e elaboração de materiais didáticos.

Silvia Fichmann

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação da USP - ECA-USP. Pedagoga pela Pontifície Universidade Católica - PUCSP. Membro fundador do Centro de Educação Transdisciplinar -CETRANS. Coordenou  o grupo de pesquisa de uso de tecnologias na aprendizagem,  na Escola do Futuro da USP.  Coordenou programas de comunidades virtuais  e de Educação à Distância.  Foi mediadora do Fórum temático ˜Redes de Aprendência" no Portal do Professor do Ministério de Educação e Cultura - MEC.  Atualmente é consultora para o desenvolvimento de projetos educacionais inovadores, com uso de tecnologias digitais na escola, Educação nas Nuvens,  EAD, Redes de Aprendência, dispositivos móveis na sala de aula e games na Educação.

Vani Moreira Kenski

Mestre e Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Responsável pelo Design Instrucional do curso de Licenciatura em Ciências da USP. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Criadora e ex-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional do SENAC/SP. Pesquisadora do CNPq na área de Tecnologia Educacional. Diretora da SITE Educacional. Foi Coordenadora do curso de pós-graduação (lato sensu) em "Design Instrucional para Educação online" da UFJF. Ex-professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Conselho Editorial das revistas Educação e Sociedade (CEDES) , Linhas Críticas (UnB), Educação e Linguagem (UMESP) e Kairos (PUCSP). Foi Diretora da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); ANPAE (Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação) e Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação). Orientou mais de 30 dissertações e teses nos últimos 20 anos, todas na grande área das relações entre educação e tecnologias. Pesquisa as relações entre educação, comunicação e tecnologias inovadoras. Atua na produção e desenvolvimento de cursos e projetos pedagógicos realizados a distância, online, para os mais diferenciados níveis e modalidades educacionais em escolas, empresas, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Autora dos livros: Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância; Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação e Tecnologias e Tempo Docente, todos publicados pela Editora Papirus, além de outras publicações em que trata de suas pesquisas e experiências profissionais.


Promoção e organização
Informações

+55 11 5081-8524
simposiote@colegiosmaristas.com.br

Newsletter
1º Simpósio Marista de Tecnologia, Educação e Linguagem